domingo, 28 de outubro de 2012

Atualização - Manutenções

Fiquei um tempo sem postar, porque a vida não é brincadeira não...

Desde o reparo que fiz no motor, a minha L200 rodou mais de 7.000 km e está redondinha redondinha. Perto dos 240.000km rodados, a viatura está uma delícia (como sempre). Guiá-la e escutar o barulho castanhado do 4D56 roncando nas aceleradas não tem comparação. O consumo está na casa dos 10km/l. Não é maravilhoso, mas tá bom.

Como sempre, fiz a troca de óleo e filtros perto dos 5mil km (tá, um pouco depois, porque, como eu já disse, a vida é puxada!) e também fiz troca das pastilhas de freio e fluídos. Sobre as pastilhas de freio, uma dica que todo mundo deve saber mas as vezes é esquecida: quando elas se desgastam, fazem um ruído metálico, parecendo o das rodas dos trens rangendo nos trilhos. A razão disto pode ser (veja sempre com seu mecânico de confiança) o desgaste - o ruído é uma indicação de que já passou da hora de trocar as pastilhas.

Ainda sobre os freios, achei interessante as observações que encontrei na internet, no site de uma empresa chamada Pruden Auto Mecânica e acho válido compartilhar:

Manutenção de Freio ABS/EBD, Freio a Disco, Freio de Mão

O sistema de freios, é um dos elementos mais importantes na mecânica dos automóveis, pois trata-se de um componente de segurança. São projetados, desenhados e dimensionados, com o objetivo de manter a capacidade de desaceleração do veículo consideravelmente maior que sua capacidade de aceleração.Composto por um disco ou por um tambor, ou ainda pelos dois, o sistema cumpre sua função pressionando as peças contra a roda, impedindo o movimento da mesma. O primeiro sistema é composto por duas pastilhas, que prendem um disco que acompanha o movimento da roda, enquanto o segundo, através de uma pressão aplicada por lonas colocadas dentro do tambor, faz com que a roda pare. A maior parte dos carros desenvolvidos atualmente possuí um sistema misto, composto por dois discos, à frente, e dois tambores atrás. Alguns possuem discos nas quatro rodas, o que aumenta significativamente a estabilidade na travagem/frenagem. Um dos principais fatores que ajudam a uma melhor performance dos travões/freios é a utilização de um fluido de lubrificação adequado e a correta manutenção dos discos, pastilhas, lonas e tambores.
O tambor é uma das partes do sistema, responsável pela dissipação por energia térmica, gerada durante a travagem/frenagem. A correta dissipação da energia permite que o sistema não sofra sobreaquecimento e melhora a sua capacidade de realizar tal transformação.

O que é Freio ABS
O freio ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.
Funcionamento do Freio ABS
O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em situações de frenagem cotidianas, o sistema ABS não é ativado. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do carro, ou seja, na iminência do travamento, o sistema envia sinais para válvulas e bombas no sistema de óleo do freio, aliviando a pressão. Essa operação causa uma vibração quando se "pisa fundo" no pedal do freio, o que deve ser considerado pelo motorista como operação normal do sistema. O Sistema EBD faz a distribuição da frenagem da roda de forma que cada uma receba uma força de frenagem diferente, o que gera maior segurança na freagem.
Como Detectar o Defeito nos Freios?
Rangidos:
Um dos sinais identificáveis de problemas de freio é o rangido por desgaste das pastilhas ou do disco. Preste atenção cada vez que você frear e solte várias vezes o pedal de freio.
Depois de trocar as pastilhas do freio, este barulho pode ser normal durante alguns dias.
Sentir o freio:
Ao pisar no freio, a sensação deve ser de firmeza. O pedal deve se deslocar facilmente e o carro deve frear conforme você for pisando. Se o pedal estiver frouxo, pode ser um sinal de problemas.
Oscilações ao frear:
Se o carro desliza levemente em ziguezague (para a esquerda e para a direita alternadamente), provavelmente o problema é das pastilhas de freio (gastas ou de má qualidade).
Se isso acontecer, procure nossa oficina mecânica para substituí-las.
Ausência de freio:
As pastilhas de freio gastas ou de má qualidade podem perder a potência de freio durante uma tentativa de redução de velocidade longa ou brusca. As peças perdem suas propriedades originais por aquecimento. Você vai notar que, para manter o mesmo nível de freio, é preciso pisar cada vez mais fundo no pedal e o carro freará menos.

e, como eu sempre digo, manutenção e segurança sempre em primeiro lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário