segunda-feira, 30 de julho de 2012

Problemas à vista

Por se tratar de um carro usado de quilometragem elevada, assim que comprei a L200 fiz uma boa revisão: troquei todos fluídos, correias, pastilhas e demais peças cuja dor de cabeça em caso de pane seria muito superior ao custo de trocá-las desde logo. 

Depois dessa primeira revisão, fiz três "visitas" a concessionária/oficina mecânica: a primeira foi para trocar uma mangueira do sistema de resfriamento que estava furada. A seguinte foi logo após a primeira e, segundo minha esposa, última trilha do "Marchador": o motor começou a fazer um ruído mais forte e levei pra ver o que era. A terceira foi para trocar a válvula wastegate, que estava travada (relatei esse incidente específico no tópico Regulagem da L200 do Fórum 4x4 Brasil).

Pois bem ("pois mais ou menos", na verdade). Já desde algum tempo vinha notando alguns sintomas de que algo estava errado com a viatura: 
  • a média de combustível vinha caindo. De quase 11 km/l agora ela vinha fazendo perto de 8km/l a, no máximo 9km/l;
  • o problema da válvula wastegate voltou;
  • a temida fumaça branca apareceu;
  • o radiador tava baixando água.
Já suspeitando de algumas coisas, tive agora um tempinho pra levá-la na oficina. Batata! O radiador estava com uma mangueira com a braçadeira frouxa e, o pior dos pesadelos, a junta do cabeçote foi pro saco e o próprio cabeçote trincou... 

Agora é esperar a viatura ficar pronta e pagar a facada...

4 comentários:

  1. Bom dia amigo,lendo a respeito da transmissão 4x4 da L200 acabei achando seus comentários no fórum 4x4. Eu tenho uma L200 gls 2000/2001, a tração parou de funcionar repentinamente, as luzes o painel funcionam perfeitamente, mas as rodas dianteiras não giram. Procurei as solenoides, mas não achei, sabe se esse modelo tem? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Tenho um l 200 ano 2000,so que ela começou fazer um barulho estranho, um mecânico me disse que ele tá castanha do, e que deveria regular o ponto da bomba injetora, alguém pode me dar uma luz

    ResponderExcluir
  3. ola pessoal tenho uma l 200 ano 2008 que esta com um vazamento de água da mangueira do retorno da turbina fica debaixo do cabeçote o problema e que nao encontro para comprar na concessionaria e tres meses para vim a mangueira e e so estesse

    ResponderExcluir